Por: Antonio Candido
O assunto que me foi confiado nesta série é aparentemente meio desligado dos problemas reais: “Direitos humanos e literatura”. As maneiras de abordá-lo são muitas, mas não posso começar a falar sobre o tema específico sem fazer algumas reflexões prévias a respeito dos próprios direitos humanos.
É impressionante como em nosso
tempo somos contraditórios neste capítulo. Começo observando que em comparação
a eras passadas chegamos a um máximo de racionalidade técnica e do domínio
sobre a natureza. Isso permite imaginar a possibilidade de resolver grande
número de problemas materiais do homem, quem sabe inclusive o da alimentação.
No entanto, a irracionalidade do
comportamento é também máxima, servida freqüentemente pelos mesmos meios que
deveriam realizar os desígnios da racionalidade. Assim, com a energia atômica
podemos ao mesmo tempo gerar força criadora e destruir a vida pela guerra; com
incrível progresso industrial aumentamos o conforto até alcançar níveis nunca
sonhados, mas excluímos dele as grandes massas que condenamos à miséria; em
certos países, como o Brasil, quanto mais cresce a riqueza, mais aumenta a
péssima distribuição dos bens. Portanto, podemos dizer que os mesmos meios que
permitem o progresso podem provocar a degradação da maioria.
Ora, na Grécia antiga, por
exemplo, teria sido impossível pensar numa distribuição eqüitativa dos bens
materiais, porque a técnica ainda não permitia superar as formas brutais de
exploração do homem, nem criar abundância para todos. Mas em nosso tempo é
possível pensar nisso, e no entanto pensamos relativamente pouco. Essa
insensibilidade nega uma das linhas mais promissoras da história do homem
ocidental, aquela que se nutriu das idéias amadurecidas no correr dos séculos
XVIII e XIX, gerando o liberalismo e tendo no socialismo a sua manifestação
mais coerente.
Elas abriram perspectivas que
pareciam levar à solução dos problemas dramáticos da vida em sociedade. E, de
fato, durante muito tempo acreditou-se que, removidos uns tantos obstáculos,
como a ignorância e os sistemas despóticos de governo, as conquistas do
progresso seriam canalizadas no rumo imaginado pelos utopistas, porque a
instrução, o saber e a técnica levariam necessariamente à felicidade coletiva.
No entanto, mesmo onde estes obstáculos foram removidos, a barbárie continuou
impávida entre os homens.
Todos sabemos que a nossa época é profundamente bárbara, embora se trate de uma
barbárie ligada ao máximo de civilização. Penso que o movimento pelos direitos
humanos se encontra aí, pois somos a primeira era da história em que
teoricamente é possível entrever uma solução para as grandes desarmonias que
geram a injustiça contra a qual lutam os homens de boa vontade, à busca, não
mais do estado ideal sonhado pelas utopistas racionais que nos antecederam, mas
do máximo viável de igualdade e justiça, em correlação a cada momento da
história.
Mas esta verificação
desalentadora deve ser compensada por outra, mais otimista: nós sabemos que
hoje os meios materiais necessários para nos aproximarmos desse estágio melhor
existem, e que muito do que era simples utopia se tornou possibilidade real. Se
as possibilidades existem, a luta ganha maior cabimento e se torna mais
esperançosa, apesar de tudo o que o nosso tempo apresenta de negativo. Quem
acredita nos direitos humanos procura transformar a possibilidade teórica em
realidade, empenhando-se em fazer coincidir uma com a outra. Inversamente, um
traço sinistro do nosso tempo é saber que é possível a solução de tantos
problemas e, no entanto, não se empenhar nela. Mas de qualquer modo, no meio da
situação atroz em que vivemos há perspectivas animadoras.
É verdade que a barbárie continua
até crescendo, mas não se vê mais o seu elogio, como se todos soubessem que ela
é algo a ser ocultado e não proclamado. Sob este aspecto, os tribunais de
Nuremberg foram um sinal dos tempos novos, mostrando que já não é admissível a
um general vitorioso mandar fazer inscrições dizendo que construiu uma pirâmide
com as cabeças dos inimigos mortos, ou que mandou cobrir as muralhas de Nínive
com as suas peles escorchadas. Fazem-se coisas parecidas e até piores, mas elas
não constituem motivo de celebração. Para emitir uma nota positiva no fundo do
horror, acho que isso é um sinal favorável, pois se o mal é praticado, mas não
proclamado, quer dizer que o homem não o acha mais tão natural.
No mesmo sentido eu interpretaria
certas mudanças no comportamento quotidiano e na fraseologia das classes
dominantes. Hoje não se afirma com a mesma tranqüilidade do meu tempo de menino
que haver pobres é a vontade de Deus, que eles não têm as mesmas necessidades
dos abastados, que os empregados domésticos não precisam descansar, que só
morre de fome quem for vadio –, e coisas assim. Existe em relação ao pobre uma
nova atitude, que vai do sentimento de culpa até o medo. Nas caricaturas dos
jornais e das revistas, o esfarrapado e o negro não são mais tema predileto das
piadas, porque a sociedade sentiu que eles podem ser um fator de rompimento de
estado de coisas, e o temor é um dos caminhos para a compreensão.
Sintoma complementar eu vejo na
mudança do discurso dos políticos e empresários quando aludem à sua posição
ideológica ou aos problemas sociais. Todos eles, a começar pelo Presidente da
República, fazem afirmações que até pouco seriam consideradas subversivas e
hoje fazem parte do palavreado bem-pensante. Por exemplo, que não é mais
possível tolerar as grandes diferenças econômicas, sendo necessário promover
uma distribuição eqüitativa. É claro que ninguém se empenha para que de fato
isto aconteça, mais tais atitudes e pronunciamentos parecem mostrar que agora a
imagem da injustiça social constrange, e que a insensibilidade em face da
miséria deve ser pelo menos disfarçada, porque pode comprometer a imagem dos
dirigentes. Esta hipocrisia generalizada, tributo que a iniqüidade paga à
injustiça, é um modo de mostrar que o sofrimento já não deixa tão indiferente à
média da opinião.
Do mesmo modo, os políticos e
empresários de hoje não se declaram conservadores, como antes, quando a
expressão “classes conservadoras” era galardão. Todos são invariavelmente de “centro”,
e até de “centro-esquerda”, inclusive os francamente reacionários. E nem
poderiam dizer outra coisa, num tempo em que a televisão mostra a cada
instante, em imagens cujo intuito é mero sensacionalismo, mas cujo efeito pode
ser poderoso para despertar as consciências, crianças nordestinas raquíticas,
populações inteiras sem casa, posseiros massacrados, desempregados morando na
rua.
De um ângulo otimista, tudo isso
poderia ser encarado como manifestação infusa da consciência cada vez mais
generalizada de que a desigualdade é insuportável e pode ser atenuada
consideravelmente no estágio atual dos recursos técnicos e de organização.
Nesse sentido, talvez se possa falar de um progresso no sentimento do próximo,
mesmo sem a disposição correspondente de agir em consonância. E aí entra o
problema dos que lutam para que isso aconteça, ou seja: entra o problema dos
direitos humanos.
Por quê? Porque pensar em
direitos humanos tem um pressuposto: reconhecer que aquilo que consideramos
indispensável para nós é também indispensável para o próximo. Esta me parece a
essência do problema, inclusive no plano estritamente individual, pois é
necessário um grande esforço de educação e auto-educação a fim de reconhecermos
sinceramente este postulado. Na verdade, a tendência mais funda é achar que os
nossos direitos são mais urgentes que os do próximo.
Nesse ponto, as pessoas são
freqüentemente vítimas de uma curiosa obnubilação. Elas afirmam que o próximo
tem direito, sem dúvida, a certos bens fundamentais, como casa, comida,
instrução, saúde –, coisas que ninguém bem formado admite hoje em dia que sejam
privilégio de minorias, como são no Brasil. Mas será que pensam que seu
semelhante pobre teria direito a ler Dostoievski ou ouvir os quartetos de
Beethoven? Apesar das boas intenções no outro setor, talvez isto não lhes passe
pela cabeça. E não por mal, mas somente porque quando arrolam os seus direitos
não estendem todos eles ao semelhante. Ora, o esforço para incluir o semelhante
no mesmo elenco de bens que reivindicamos está na base da reflexão sobre os
direitos humanos.
A este respeito é fundamental o
ponto de vista de um grande sociólogo francês, o dominicano Padre Louis-Joseph
Lebret, fundador do movimento Economia e Humanismo, com quem tive a sorte de
conviver e que atuou muito no Brasil entre os anos de 1940 e 1960. Penso na sua
distinção entre “bens compressíveis” e “ bens incompressíveis”, que está ligada
a meu ver com o problema dos direitos humanos, pois a maneira de conceber a
estes depende daquilo que classificamos como bens incompressíveis, isto é, os
que não podem ser negados a ninguém.
Certos bens são obviamente
incompressíveis, como o alimento, a casa, a roupa. Outros são compressíveis,
como os cosméticos, os enfeites, as roupas extra. Mas a fronteira entre ambos é
muitas vezes difícil de fixar, mesmo quando pensamos nos que são considerados
indispensáveis. O primeiro litro de arroz de uma saca é menos importante do que
o último, e sabemos que com base em coisas como esta se elaborou em Economia
Política a teoria da “utilidade marginal”, segundo a qual o valor de uma coisa
depende em grande parte da necessidade relativa que temos dela. O fato é que
cada época e cada cultura fixam os critérios de incompressibilidade, que estão
ligados à divisão da sociedade em classes, pois inclusive a educação pode ser
instrumento para convencer as pessoas de que o que é indispensável para uma
camada social não o é para outra. Na classe média brasileira, os da minha idade
ainda lembram o tempo em que se dizia que os empregados não tinham necessidade
de sobremesa nem de folga aos domingos, porque, não estando acostumados a isso,
não sentiam falta… Portanto, é preciso ter critérios seguros para abordar o
problema dos bens incompressíveis, seja do ponto de vista individual, seja do
ponto de vista social. Do ponto de vista individual, é importante a consciência
de cada um a respeito, sendo indispensável fazer sentir desde a infância que os
pobres e desvalidos têm direito aos bens materiais (e que, portanto, não se
trata de exercer caridade), assim como as minorias têm direito à igualdade de
tratamento. Do ponto de vista social é preciso haver leis específicas
garantindo este modo de ver.
Por isso, a luta pelos direitos
humanos pressupõe a consideração de tais problemas, e chegando mais perto do
tema eu lembraria que são bens incompressíveis não apenas os que assegurem
sobrevivência física em níveis decentes, mas os que garantem a integridade
espiritual.
São incompressíveis certamente a
alimentação, a moradia, o vestuário, a instrução, a saúde, a liberdade
individual, o amparo da justiça pública, a resistência à opressão etc.; e
também o Direito à crença, à opinião, ao lazer e, por que não, à arte e à
literatura.
Mas a fruição da arte e da
literatura estaria mesmo nesta categoria? Como noutros casos, a resposta só
pode ser dada se pudermos responder a uma questão prévia, isto é, elas só
poderão ser consideradas bens incompressíveis segundo uma organização justa da
sociedade se corresponderem a necessidades profundas do ser humano, a
necessidades que não podem deixar de ser satisfeitas sob pena de desorganização
pessoal, ou pelo menos de frustração mutiladora. A nossa questão básica,
portanto, é saber se a literatura é uma necessidade deste tipo. Só então
estaremos em condições de concluir a respeito.
Chamarei de literatura, da
maneira mais ampla possível, todas as criações de toque poético, ficcional ou
dramático em todos os níveis de uma sociedade, em todos os tipos de cultura,
desde o que chamamos de folclore, lenda, chiste, até as formas mais complexas e
difíceis da produção escrita das grandes civilizações.
Vista deste modo, a literatura
aparece claramente como manifestação universal de todos os homens em todos os
tempos. Não há povo e não há homem que possa viver sem ela, isto é, sem a
possibilidade de entrar em contato com alguma espécie de fabulação. Assim como
todos sonham todas as noites, ninguém é capaz de passar as vinte e quatro horas
do dia sem alguns momentos de entrega ao universo fabulado. O sonho assegura
durante o sono a presença indispensável deste universo, independente da nossa
vontade. E durante a vigília, a criação ficcional ou poética, que é a mola da
literatura em todos os seus níveis e modalidades, está presente em cada um de
nós, analfabeto ou erudito – como anedota, causo, história em quadrinhos,
noticiário policial, canção popular, moda de viola, samba carnavalesco. Ela se
manifesta desde o devaneio amoroso ou econômico no ônibus até a atenção fixada
na novela de televisão ou na leitura seguida de um romance.
Ora, se ninguém pode passar vinte
e quatro horas sem mergulhar no universo da ficção e da poesia, a literatura
concebida no sentido amplo a que me referi parece corresponder a uma
necessidade universal, que precisa ser satisfeita e cuja satisfação constitui
um direito.
Alterando o conceito de Otto Ranke sobre o mito, podemos dizer que a literatura
é o sonho acordado das civilizações. Portanto, assim como não é possível haver
equilíbrio psíquico sem o sonho durante o sono, talvez não haja equilíbrio
social sem a literatura. Deste modo, ela é ator indispensável de humanização e,
sendo assim, confirma o homem na sua humanidade, inclusive porque atua em
grande parte no subconsciente e no inconsciente. Neste sentido, ela pode ter
importância equivalente à das formas conscientes de inculcamento intencional,
como a educação familiar, grupal ou escolar. Cada sociedade cria as suas
manifestações ficcionais, poéticas e dramáticas de acordo com os seus impulsos,
as suas crenças, os seus sentimentos, as suas normas, a fim de fortalecer em
cada um a presença e atuação deles.
Por isso é que em nossas
sociedades a literatura tem sido um instrumento poderoso de instrução e
educação, entrando nos currículos, sendo proposta a cada um como equipamento
intelectual e afetivo. Os valores que a sociedade preconiza, ou os que
considera prejudiciais, estão presentes nas diversas manifestações da ficção,
da poesia e da ação dramática. A literatura confirma e nega, propõe e denuncia,
apóia e combate, fornecendo a possibilidade de vivermos dialeticamente os
problemas. Por isso é indispensável tanto a literatura sancionada quanto a
literatura proscrita; a que os poderes sugerem e a que nasce dos movimentos de
negação do estado de coisas predominante.
A respeito destes dois lados da
literatura, convém lembrar que ela não é uma experiência inofensiva, mas uma
aventura que pode causar problemas psíquicos e morais, como acontece com a
própria vida, da qual é imagem e transfiguração. Isto significa que ela tem
papel formador da personalidade, mas não segundo as convenções; seria antes
segundo a força indiscriminada e poderosa da própria realidade. Por isso, nas
mãos do leitor, o livro pode ser fator de perturbação e mesmo de risco. Daí a
ambivalência da sociedade em face dele, suscitando por vezes condenações
violentas quando ele veicula noções ou oferece sugestões que a visão
convencional gostaria de proscrever. No âmbito da instrução escolar, o livro
chega a gerar conflitos, porque o seu efeito transcende as normas
estabelecidas.
Numa palestra feita há mais de quinze anos em reunião da Sociedade Brasileira
para o Progresso da Ciência sobre o papel da literatura na formação do homem,
chamei a atenção entre outras coisas para os aspectos paradoxais desse papel,
na medida em que os educadores ao mesmo tempo preconizam e temem o efeito dos
textos literários. De fato (dizia eu), há “conflito entre a ideia convencional
de uma literatura que eleva e edifica (segundo os padrões oficiais) e a sua
poderosa força indiscriminada de iniciação na vida, com uma variada
complexidade nem sempre desejada pelos educadores. Ela não corrompe nem
edifica, portanto; mas trazendo livremente em si o que chamamos o bem e o que
chamamos o mal, humaniza em sentido profundo, porque faz viver”.
A função da literatura está
ligada à complexidade da sua natureza, que explica inclusive o papel
contraditório, mas humanizador (talvez humanizador porque contraditório).
Analisando-a, podemos distinguir pelo menos três faces:
(1) ela é uma construção de
objetos autônomos como estrutura e significado;
(2) ela é uma forma de expressão,
isto é, manifesta emoções e a visão do mundo dos indivíduos e dos grupos;
(3) ela é uma forma de
conhecimento, inclusive como incorporação difusa e inconsciente.
Em geral pensamos que a
literatura atua sobre nós devido ao terceiro aspecto, isto é, porque transmite
uma espécie de conhecimento, que resulta em aprendizado, como se ela fosse um
tipo de instrução. Mas não é assim. O efeito das produções literárias é devido
à atuação simultânea dos três aspectos, embora costumemos pensar menos no
primeiro, que corresponde à maneira pela qual a mensagem é construída; mas esta
maneira é o aspecto, senão mais importante, com certeza crucial, porque é o que
decide se uma comunicação é literária ou não. Comecemos por ele. Toda obra
literária é antes de mais nada uma espécie de objeto, de objeto construído; e é
grande o poder humanizador desta construção, enquanto construção.
De fato, quando elaboram uma
estrutura, o poeta ou o narrador nos propõe um modelo de coerência, gerado pela
força da palavra organizada. Se fosse possível abstrair o sentido e pensar nas
palavras como tijolos de uma construção, eu diria que esses tijolos representam
um modo de organizar a matéria, e que enquanto organização eles exercem papel
ordenador sobre a nossa mente.
Quer percebamos claramente ou
não, o caráter de coisa organizada da obra literária torna-se um fator que nos
deixa mais capazes de ordenar a nossa própria mente e sentimentos; e, em
conseqüência, mais capazes de organizar a visão que temos do mundo.
Por isso, um poema hermético, de
entendimento difícil, sem nenhuma alusão tangível à realidade do espírito ou do
mundo, pode funcionar neste sentido, pelo fato de ser um tipo de ordem,
sugerindo um modelo de superação do caos. A produção literária tira as palavras
do nada e as dispõe como um todo articulado. Este é o primeiro nível
humanizador, ao contrário do que geralmente se pensa. A organização da palavra
comunica-se ao nosso espírito e o leva, primeiro, a se organizar; em seguida, a
organizar o mundo. Isto ocorre desde as formas mais simples, como a quadrinha,
o provérbio, a história de bichos, que sintetizam a experiência e a reduzem a
sugestão, norma, conselho ou simples espetáculo mental.
“Mais vale quem Deus ajuda do que
quem cedo madruga.” Este provérbio é uma frase solidamente construída, com dois
membros de sete sílabas cada um, estabelecendo um ritmo que realça o conceito,
tornado mais forte pelo efeito da rima toante: “aj-U-d-A”, “madr-U-g-A”. A
construção consistiu em descobrir a expressão lapidar e ordená-la segundo meios
técnicos que impressionam a percepção. A mensagem é inseparável do código, mas
o código é a condição que assegura o seu efeito.
Mas as palavras organizadas são
mais do que a presença de um código: elas comunicam sempre alguma coisa, que
nos toca porque obedece a certa ordem. Quando recebemos o impacto de uma
produção literária, oral ou escrita, ele é devido à fusão inextricável da
mensagem com a sua organização. Quando digo que um texto me impressiona, quero
dizer que ele impressiona porque a sua possibilidade de impressionar foi
determinada pela ordenação recebida de quem o produziu. Em palavras usuais: o
conteúdo só atua por causa da forma, e a forma traz em si, virtualmente, uma
capacidade de humanizar devido à coerência mental que pressupõe e que sugere. O
caos originário, isto é, o material bruto a partir do qual o produtor escolheu
uma forma, se torna ordem; por isso, o meu caos interior também se ordena e a
mensagem pode atuar. Toda obra literária pressupõe esta superação do caos,
determinada por um arranjo especial das palavras e fazendo uma proposta de
sentido.
Pensemos agora num poema simples,
como a Lira de Gonzaga que começa com o verso “Eu, Marília, não fui nenhum
vaqueiro”. Ele a escreveu no calabouço da Ilha das Cobras e se põe na situação
de quem está muito triste, separado da noiva. Então começa a pensar nela e imagina
a vida que teriam tido se não houvesse ocorrido a catástrofe que o jogou na
prisão. De acordo com a convenção pastoral do tempo, transfigura-se no pastor
Dirceu e transfigura a noiva na pastora Marília, traduzindo o seu drama em
termos de vida campestre. A certa altura diz:
Propunha-me dormir no teu regaço
As quentes horas da comprida sesta;
Escrever teus louvores nos olmeiros,
Toucar-te de papoulas na floresta.
A extrema simplicidade desses
versos remete a atos ou devaneios dos namorados de todos os tempos: ficar com a
cabeça no colo da namorada, apanhar flores para fazer uma grinalda, escrever as
respectivas inicias na casca das árvores. Mas na experiência de cada um de nós
esses sentimentos e evocações são geralmente vagos, informulados, e não têm consistência
que os torne exemplares. Exprimindo-os no enquadramento de um estilo literário,
usando rigorosamente os versos de dez sílabas, explorando certas sonoridades,
combinando as palavras com perícia, o poeta transforma o informal ou o
inexpresso em estrutura organizada, que se põe acima do tempo e serve para cada
um representar mentalmente as situações amorosas deste tipo. A alternância
regulada de sílabas tônicas e sílabas átonas, o poder sugestivo da rima, a
cadência do ritmo – criaram uma ordem definida que serve de padrão para todos
e, deste modo, a todos humaniza, isto é, permite que os sentimentos passem do
estado de mera emoção para o da forma construída, que assegura a generalidade e
a permanência. Note-se, por exemplo, o efeito do jogo de certos sons expressos
pelas letras T e P no último verso, dando transcendência a um gesto banal de
namorado:
Toucar-Te de PaPoulas na
floresTa.
Tês no começo e no fim, cercando
os Pés do meio e formando com eles uma sonoridade mágica que contribui para
elevar a experiência amorfa ao nível da expressão organizada, figurando o afeto
por meio de imagens que marcam com eficiência a transfiguração do meio natural.
A forma permitiu que o conteúdo ganhasse maior significado e ambos juntos
aumentaram a nossa capacidade de ver e sentir.
Digamos que o conteúdo atuante
graças à forma constitui com ela um par indissolúvel que redunda em certa
modalidade de conhecimento. Este pode ser uma aquisição consciente de noções,
emoções, sugestões, inculcamentos; mas na maior parte se processa nas camadas
do subconsciente e do inconsciente, incorporando-se em profundidade como
enriquecimento difícil de avaliar. As produções literárias, de todos os tipos e
todos os níveis, satisfazem necessidades básicas do ser humano, sobretudo
através dessa incorporação, que enriquece a nossa percepção e a nossa visão do
mundo. O que ilustrei por meio do provérbio e dos versos de Gonzaga ocorre em
todo o campo da literatura e explica por que ela é uma necessidade universal
imperiosa, e por que fruí-la é um direito das pessoas de qualquer sociedade,
desde o índio que canta as suas proezas de caça ou evoca dançando a lua cheia
até o mais requintado erudito que procura captar com sábias redes os sentidos
flutuantes de um poema hermético. Em todos esses casos ocorrem humanização e
enriquecimento, da personalidade e do grupo, por meio de conhecimento oriundo
da expressão submetida a uma ordem redentora da confusão.
Entendo aqui por humanização (já
que tenho falado tanto nela) o processo que confirma no homem aqueles traços
que reputamos essenciais, como o exercício da reflexão, a aquisição do saber, a
boa disposição para com o próximo, o afinamento das emoções, a capacidade de
penetrar nos problemas da vida, o senso da beleza, a percepção da complexidade
do mundo e dos seres, o cultivo do humor. A literatura desenvolve em nós a
quota de humanidade na medida em que nos torna mais compreensivos e abertos
para a natureza, a sociedade, o semelhante.
Isso posto, devemos lembrar que
além do conhecimento por assim dizer latente, que provém da organização das
emoções e da visão do mundo, há na literatura níveis de conhecimento
intencional, isto é, planejados pelo autor e conscientemente assimilados pelo
receptor. Esses níveis são os que chamam imediatamente a atenção e é neles que
o autor injeta as suas intenções de propaganda, ideologia, crença, revolta,
adesão, etc. Um poema abolicionista de Castro Alves atua pela eficiência da sua
organização formal, pela qualidade do sentimento que exprime, mas também pela
natureza da sua posição política e humanitária. Nestes casos, a literatura
satisfaz, em outro nível, à necessidade de conhecer os sentimentos e a
sociedade, ajudando-nos a tomar posição em face deles. É aí que se situa a
“literatura social”, na qual pensamos quase exclusivamente quando se trata de
uma realidade tão política e humanitária quanto a dos direitos humanos, que
partem de uma análise do universo social e procuram retificar as suas
iniqüidades.
Falemos, portanto, alguma coisa a
respeito das produções literárias nas quais o autor deseja expressamente
assumir posição em face dos problemas. Disso resulta uma literatura empenhada,
que parte de posições éticas, políticas, religiosas ou simplesmente
humanísticas. São casos em que o autor tem convicções e deseja exprimi-las; ou
parte de certa visão da realidade e a manifesta com tonalidade crítica. Daí
pode surgir um perigo: afirmar que a literatura só alcança a verdadeira função
quando é deste tipo. Para a Igreja Católica, durante muito tempo, a “boa
literatura” era a que mostrava a verdade da sua doutrina, premiando a virtude,
castigando o pecado. Para o regime soviético, a literatura autêntica era a que
descrevia as lutas do povo, cantava a construção do socialismo ou celebrava a
classe operária. São posições falhas e prejudiciais à verdadeira produção
literária, porque têm como pressuposto que ela se justifica por meio de
finalidades alheias ao plano estético, que é o decisivo. De fato, sabemos que
em literatura uma mensagem ética, política, religiosa ou mais geralmente social
só tem eficiência quando for reduzida a estrutura literária, a forma
ordenadora. Tais mensagens são válidas como quaisquer outras, e não podem ser
proscritas; mas a sua validade depende da forma que lhes dá existência como um
certo tipo de objeto.
Feita esta ressalva, vou me
demorar na modalidade de literatura que visa descrever e eventualmente tomar
posição em face das iniqüidades sociais, as mesmas que alimentam o combate
pelos direitos humanos. Falei há pouco de Castro Alves, exemplo brasileiro que
geralmente lembramos nesses casos.
A sua obra foi em parte um
poderoso libelo contra a escravidão, pois ele assumiu posição de luta e
contribuiu para a causa que procurava servir. O seu efeito foi devido ao
talento do poeta, que fez obra autêntica porque foi capaz de elaborar em termos
esteticamente válidos os pontos de vista humanitários e políticos. Animado
pelos mesmos sentimentos e dotado de temperamento igualmente generoso foi
Bernardo Guimarães, que escreveu o romance A escrava Isaura também como libelo.
No entanto, visto que só a intenção e o assunto não bastam, esta é uma obra de
má qualidade e não satisfaz os requisitos que asseguram a eficiência real do
texto. A paixão abolicionista estava presente na obra de ambos os autores, mas
um deles foi capaz de criar a organização literária adequada e o outro não. A
eficácia humana é função da eficácia estética e, portanto, o que na literatura
age como força humanizadora é a própria literatura, ou seja, a capacidade de
criar formas pertinentes.
Isso não quer dizer que só serve
a obra perfeita. A obra de menor qualidade também atua, e em geral um movimento
literário é constituído por textos de qualidade alta e textos de qualidade
modesta, formando no conjunto uma massa de significado que influi em nosso
conhecimento e nos nossos sentimentos.
Para exemplificar, vejamos o caso
do romance humanitário e social do começo do século XIX, por vários aspectos
uma resposta da literatura ao impacto da industrialização que, como se sabe,
promoveu a concentração urbana em escala nunca vista, criando novas e mais
terríveis formas de miséria – inclusive a da miséria posta diretamente ao lado
do bem-estar, com o pobre vendo a cada instante os produtos que não poderia
obter. Pela primeira vez, a miséria se tornou um espetáculo inevitável e todos
tiveram de presenciar a sua terrível realidade nas imensas concentrações
urbanas, para onde eram conduzidas ou enxotadas as massas de camponeses
destinados ao trabalho industrial, inclusive como exército faminto de reserva.
Saindo das regiões afastadas e dos interstícios da sociedade, a miséria se
instalou nos palcos da civilização e foi se tornando cada vez mais odiosa, à
medida que se percebia que ela era o quinhão injustamente imposto aos
verdadeiros produtores da riqueza, os operários, aos quais foi preciso um
século de lutas para verem reconhecidos os direitos mais elementares. Não é
preciso recapitular o que todos sabem, mas apenas lembrar que naquele tempo a
condição de vida sofreu uma deteriorização terrível, que logo alarmou as
consciências mais sensíveis e os observadores lúcidos, gerando não apenas
livros como o de Engels sobre a condição da classe trabalhadora na Inglaterra,
mas uma série de romances que descrevem a nova situação do pobre.
Assim, o pobre entra de fato e de
vez na literatura como tema importante, tratado com dignidade, não mais como
delinquente, personagem cômico ou pitoresco. Enquanto de um lado o operário
começava a se organizar para a grande luta secular na defesa dos seus direitos
ao mínimo necessário, de outro lado os escritores começavam a perceber a
realidade desses direitos, iniciando pela narrativa da sua vida, suas quedas,
seus triunfos, sua realidade desconhecida pelas classes bem aquinhoadas. Este
fenômeno é em grande parte ligado ao Romantismo, que, se teve aspectos
francamente tradicionalistas e conservadores, teve também outros messiânicos e
humanitários de grande generosidade, bastando lembrar que o socialismo, que se
configurou naquele momento, é sob muitos aspectos um movimento de influência
romântica.
Ali pelos anos de 1820-1830, nós
vemos o aparecimento de um romance social, por vezes de corte humanitário e
mesmo certos toques messiânicos, focalizando o pobre como tema literário
importante. Foi o caso de Eugène Sue, escritor de segunda ordem mas
extremamente significativo de um momento histórico. Nos seus livros, ele
penetrou no universo da miséria, mostrou a convivência do crime e da virtude,
misturando os delinqüentes e os trabalhadores honestos, descrevendo a persistência
da pureza no meio do vício, numa visão complexa e mesmo convulsa da sociedade
industrial no seu início.
Talvez o livro mais
característico do humanitarismo romântico seja Os miseráveis, de Victor Hugo.
Um dos seus temas básicos é a ideia de que a pobreza, a ignorância e a opressão
geram o crime, ao qual o homem é por assim dizer condenado pelas condições
sociais. De maneira poderosa, apesar de declamatória e prolixa, ele retrata as
contradições da sociedade do tempo e focaliza uma série de problemas graves.
Por exemplo, o da criança brutalizada pela família, o orfanato, a fábrica, o
explorador – o que seria um traço freqüente no romance do século XIX. N’Os
miseráveis há a história da pobre mãe solteira Fantine, que confia a filha a um
par de sinistros malandros, de cuja tirania brutal ela é salva pelo criminoso
regenerado, Jean Valjean.
Victor Hugo manifestou em vários
outros lugares da sua obra a piedade pelo menor
desvalido e brutalizado, inclusive de maneira simbólica n’O homem que ri,
história do filho de um nobre inglês proscrito, que é entregue a uma quadrilha
de bandidos especializados em deformar crianças para vendê-las como objetos de
divertimento dos grandes. No caso, o pequeno é operado nos lábios e músculos
faciais de maneira a ter um rictus permanente que mantém como se estivesse
sempre rindo. É Gwymplaine, cuja mutilação representa simbolicamente o estigma
da sociedade sobre o desvalido.
Dickens tratou do assunto em mais
de uma obra, como Oliver Twist, onde narra a iniqüidade dos orfanatos e a utilização
dos meninos pelos ladrões organizados, que os transformam no que hoje chamamos
trombadinhas. Leitor de Eugène Sue e Dickens, Dostoievski levou a extremos de
patético o problema da violência contra a infância, até chegar à violação
sexual confessada por Stavroguine em Os demônios.
Muito da literatura messiânica e
humanitária daquele tempo (não estou incluindo Dostoievski, que é outro setor)
nos parece hoje declamatória e por vezes cômica. Mas é curioso que o seu travo
amargo resiste no meio do que já envelheceu de vez, mostrando que a preocupação
com o que hoje chamamos direitos humanos pode dar à literatura uma força
insuspeitada. E reciprocamente, que a literatura pode incutir em cada um de nós
o sentimento de urgência de tais problemas. Por isso, creio que a entrada do
pobre no temário do romance, no tempo do Romantismo, e o fato de ser tratado
nele com a devida dignidade, é um momento relevante no capítulo dos direitos
humanos através da literatura.
A partir do período romântico, a
narrativa desenvolveu cada vez mais o lado social, como aconteceu no
Naturalismo, que timbrou em tomar como personagens centrais o operário, o
camponês, o pequeno artesão, o desvalido, a prostituta, o discriminado em
geral. Na França, Emile Zola conseguiu fazer uma verdadeira epopéia do povo
oprimido e explorado, em vários livros da série dos Rougon-Macquart, retratando
as conseqüências da miséria, da promiscuidade, da espoliação econômica, o que
fez dele um inspirador de atitudes e idéias políticas. Sendo ele próprio
inicialmente apolítico, interessado apenas em analisar objetivamente os
diversos níveis da sociedade, esta conseqüência da sua obra nada tinha a ver
com suas intenções. Mas é interessante que a força política latente dos seus
textos acabou por levá-lo à ação e torná-lo um dos maiores militantes na história
da inteligência empenhada. Isto se deu quando ele assumiu posição contra a
condenação injusta do Capitão Alfred Dreyfus, cujo processo, graças ao seu
famoso panfleto J’accuse, entrou em fase de revisão, terminada pela absolvição
final. Mas antes desse desfecho (que não chegou a ver, porque morrera), Zola
foi julgado e condenado à prisão por ofensa ao Exército, o que o obrigou a se
refugiar na Inglaterra. Aí está um exemplo completo de autor identificado com a
visão social da sua obra, que acaba por reunir produção literária e militância
política.
Tanto no caso da literatura
messiânica e idealista dos românticos quanto no caso da literatura realista, na
qual a crítica assume o cunho de verdadeira investigação orientada da
sociedade, estamos em face de exemplos de literatura empenhada numa tarefa ligada
aos direitos humanos. No Brasil, isto foi claro nalguns momentos do
Naturalismo, mas ganhou força real sobretudo no decênio de 1930, quando o homem
do povo com todos os seus problemas passou a primeiro plano e os escritores
deram grande intensidade ao tratamento literário do pobre.
Isso foi devido sobretudo ao fato
de o romance de tonalidade social ter passado da denúncia retórica, ou da mera
descrição, a uma espécie de crítica corrosiva, que podia ser explícita, como em
Jorge Amado, ou implícita, como em Graciliano Ramos, mas que em todos eles foi
muito eficiente naquele período, contribuindo para incentivar os sentimentos
radicais que se generalizavam no país.
Foi uma verdadeira onda de
desmascaramento social, que aparece não apenas nos que ainda lemos hoje, como
os dois citados e mais José Lins do Rego, Raquel de Queiroz ou Erico Verissimo,
mas em autores menos lembrados, como Abguar Bastos, Guilhermino César Emil
Farhat, Armando Fontes, para não falar de tantos outros praticamente
esquecidos, mas que contribuíram para formar o batalhão de escritores
empenhados em expor e denunciar a miséria, a exploração econômica, a
marginalização, o que os torna, como os outros, figurantes de uma luta virtual
pelos direitos humanos. Seria o caso de João Cordeiro, Clovis Amorim, Lauro
Palhano, etc.
Acabei de focalizar a relação da
literatura com os direitos humanos de dois ângulos
diferentes. Primeiro, verifiquei que a literatura corresponde a uma necessidade
universal que deve ser satisfeita sob pena de mutilar a personalidade, porque
pelo fato de dar forma aos sentimentos e à visão do mundo ela nos organiza, nos
liberta do caos e, portanto, nos humaniza. Negar a fruição da literatura é
mutilar a nossa humanidade. Em segundo lugar, a literatura pode ser um
instrumento consciente de desmascaramento, pelo fato de focalizar as situações
de restrição dos direitos, ou de negação deles, como a miséria, a servidão, a
mutilação espiritual. Tanto num nível quanto no outro ela tem muito a ver com a
luta pelos direitos humanos.
A organização da sociedade pode
restringir ou ampliar a fruição deste bem humanizador. O que há de grave numa
sociedade como a brasileira é que ela mantém com a maior dureza a
estratificação das possibilidades, tratando como se fossem compressíveis muitos
bens materiais e espirituais que são incompressíveis. Em nossa sociedade há
fruição segundo as classes na medida em que um homem do povo está praticamente
privado da possibilidade de conhecer e aproveitar a leitura de Machado de Assis
ou Mário de Andrade. Para ele, ficam a literatura de massa, o folclore, a
sabedoria espontânea, a canção popular, o provérbio. Estas modalidades são
importantes e pobres,mas é grave considerá-las como suficientes para a grande
maioria que, devido à pobreza e à ignorância, é impedida de chegar às obras
eruditas.
Nessa altura é preciso fazer duas
considerações: uma relativa à difusão possível das formas de literatura erudita
em função da estrutura e da organização da sociedade; outra, relativa à
comunicação entre as esferas da produção literária.
Para que a literatura chamada erudita
deixe de ser privilégio de pequenos grupos, é preciso que a organização da
sociedade seja feita de maneira a garantir uma distribuição eqüitativa dos
bens. Em princípio, só numa sociedade igualitária os produtos literários
poderão circular sem barreiras, e neste domínio a situação é particularmente
dramática em países como o Brasil, onde a maioria da população é analfabeta, ou
quase, e vive em condições que não permitem a margem de lazer indispensável à
leitura. Por isso, numa sociedade estratificada deste tipo a fruição da
literatura se estratifica de maneira abrupta e alienante.
Pelo que sabemos, quando há um
esforço real de igualitarização, há aumento sensível do hábito de leitura, e
portanto difusão crescente das obras. A União Soviética (que neste capítulo é
modelar) fez um grande esforço para isto, e lá as tiragens editoriais alcançam
números para nós inverossímeis, inclusive de textos inesperados, como os
de Shakespeare, que em nenhum outro país é tão lido, segundo vi registrado
nalgum lugar. Como seria a situação numa sociedade idealmente organizada com
base na sonhada igualdade completa, que nunca conhecemos e talvez nunca
venhamos a conhecer? No entusiasmo da construção socialista, Trotski previa que
nela a média dos homens seria do nível de Aristóteles, Goethe e Marx… Utopia à
parte, é certo que quanto mais igualitária for a sociedade, e quanto mais lazer
proporcionar, maior deverá ser a difusão humanizadora das obras literárias e,
portanto, a possibilidade de contribuírem para o amadurecimento de cada um.
Nas sociedades de extrema
desigualdade, o esforço dos governos esclarecidos e dos homens de boa vontade
tenta remediar na medida do possível a falta de oportunidades culturais. Nesse
rumo, a obra mais impressionante que conheço no Brasil foi de Mário de Andrade
no breve período em que chefiou o Departamento de Cultura da cidade de São
Paulo, de 1935 a 1938. Pela primeira vez entre nós viu-se uma organização da
cultura com vistas ao público mais amplo possível. Além da remodelação em larga
escala da Biblioteca Municipal, foram criados: parques infantis nas zonas
populares; bibliotecas ambulantes, em furgões que estacionavam nos diversos
bairros; a discoteca pública; os concertos de ampla difusão, baseados na
novidade de conjuntos organizados aqui, como quarteto de cordas, trio
instrumental, orquestra sinfônica, corais. A partir de então, a cultura musical
média alcançou públicos maiores e subiu de nível, como demonstram as fichas de
consulta da Discoteca Pública Municipal e os programas de eventos, pelos quais
se observa diminuição do gosto até então quase exclusivo pela ópera e o solo de
piano, com incremento concomitante do gosto pela música de câmara e a
sinfônica. E tudo isso concebido como atividade destinada a todo o povo, não
apenas aos grupos restritos de amadores.
Ao mesmo tempo, Mário de Andrade
incrementou a pesquisa folclórica e etnográfica, valorizando as culturas
populares, no pressuposto de que todos os níveis são dignos e que a ocorrência
deles é função da dinâmica das sociedades. Ele entendia a princípio que as
criações populares eram fontes das eruditas, e que de modo geral a arte vinha
do povo. Mais tarde, inclusive devido a uma troca de idéias com Roger Bastide,
sentiu que na verdade há uma corrente em dois sentidos, e que a esfera erudita
e a popular trocam influências de maneira incessante, fazendo da criação
literária e artística um fenômeno de vasta intercomunicação.
Isto faz lembrar que, envolvendo
o problema da desigualdade social e econômica, está o problema da
intercomunicação dos níveis culturais. Nas sociedades que procuram estabelecer
regimes igualitários, o pressuposto é que todos devem ter a possibilidade de
passar dos níveis populares para os níveis eruditos como conseqüência normal da
transformação de estrutura, prevendo-se a elevação sensível da capacidade de
cada um graças à aquisição cada vez maior de conhecimentos e experiências. Nas
sociedades que mantêm a desigualdade como norma, e é o caso da nossa, podem
ocorrer movimentos e medidas, de caráter público ou privado, para diminuir o
abismo entre os níveis e fazer chegar ao povo os produtos eruditos. Mas,
repito, tanto num caso quanto no outro está implícita como questão maior a
correlação dos níveis. E aí a experiência mostra que o principal obstáculo pode
ser a falta de oportunidade, não a incapacidade.
A partir de 1934 e do famoso
Congresso de Escritores de Karkov, generalizou-se a questão
da “literatura proletária”, que vinha sendo debatida desde a vitória da
Revolução Russa, havendo uma espécie de convocação universal em prol da
produção socialmente empenhada. Uma das alegações era a necessidade de dar ao
povo um tipo de literatura que o interessasse realmente, porque versava os seus
problemas específicos de um ângulo progressista. Nesta ocasião, um escritor
francês bastante empenhado, mas não sectário, Jean Guéhenno, publicou na
revista Europe alguns artigos relatando uma experiência simples: ele deu para
ler a gente modesta, de pouca instrução, romances populistas, empenhados na
posição ideológica ao lado do trabalhador e do pobre. Mas não houve o menor
interesse da parte das pessoas a que se dirigiu. Então, deu-lhes livros de
Balzac, Stendhal, Flaubert, que os fascinaram. Guéhenno queria mostrar com isto
que a boa literatura tem alcance universal, e que ela seria acolhida devidamente
pelo povo se chegasse até ele. E por aí se vê o efeito mutilador da segregação
cultural segundo as classes.
Lembro ainda de ter ouvido nos
anos de 1940 que o escritor e pensador português Agostino da Silva promoveu
cursos noturnos para operários, nos quais comentava textos de filósofos, como
Platão, que despertaram o maior interesse e foram devidamente assimilados.
Maria Vitória Benevides narra a
este respeito um caso exemplar. Tempos atrás foi aprovada em Milão uma lei que
assegura aos operários certo número de horas destinadas a aperfeiçoamento
cultural em matérias escolhidas por eles próprios. A expectativa era que
aproveitariam a oportunidade para melhorar o seu nível profissional por meio de
novos conhecimentos técnicos ligados à atividade de cada um. Mas para surpresa
geral, o que quiseram na grande maioria foi aprender bem a língua (muitos
estavam ainda ligados aos dialetos regionais) e conhecer a literatura italiana.
Em segundo lugar, queriam aprender violino.
Este belo exemplo leva a falar no
poder universal dos grandes clássicos, que ultrapassam a barreira da
estratificação social e de certo modo podem redimir as distâncias impostas pela
desigualdade econômica, pois têm a capacidade de interessar a todos e,
portanto, devem ser levados ao maior número. Para ficar na Itália, é o caso
assombroso da Divina Comédia, conhecida em todos os níveis sociais e por todos
eles consumida como alimento humanizador. Mais ainda: dezenas de milhares de
pessoas sabem de cor os 34 cantos do “Inferno”; um número menor sabe de cor não
apenas o “Inferno”, mas também o “Purgatório”; e muitos mil sabem além deles o
“Paraíso”, num total de 100 cantos e mais de 13.000 versos… Lembro de ter
conhecido na minha infância, em Poços de Caldas, o velho sapateiro italiano
Crispino Caponi, que sabia o “Inferno” completo e recitava qualquer canto que
se pedisse, sem parar de bater as suas solas.
Os italianos são hoje
alfabetizados e a Itália é um país saturado da melhor cultura. Mas noutros
países, mesmo os analfabetos podem participar bem da literatura erudita quando
lhes é dada a oportunidade. Se for permitida outra lembrança pessoal, contarei
que, quando eu tinha doze anos, na mesma cidade de Poços de Caldas, um
jardineiro português e sua esposa brasileira, ambos analfabetos, me pediram
para lhes ler o Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco, que já tinham
ouvido de uma professora na fazenda onde trabalhavam antes e que os havia
fascinado. Eu entendi e verifiquei como assimilavam bem, com emoção
inteligente.
O Fausto, o Dom Quixote, Os
Lusíadas, Machado de Assis podem ser fruídos em todos os níveis e seriam
fatores inestimáveis de afinamento pessoal, se a nossa sociedade iníqua não
segregasse as camadas, impedindo a difusão dos produtos culturais eruditos e
confinando o povo a apenas uma parte da cultura, a chamada popular. A respeito,
o Brasil se distingue pela alta taxa de iniqüidade, pois como é sabido temos de
um lado os mais altos níveis de instrução e de cultura erudita, e de outro a
massa numericamente predominante de espoliados, sem acesso aos bens desta, e
aliás aos próprios bens materiais necessários à sobrevivência.
Nesse contexto, é revoltante o
preconceito segundo o qual as minorias que podem participar das formas requintadas
de cultura são sempre capazes de apreciá-las – o que não é verdade. As classes
dominantes são freqüentemente desprovidas da percepção e interesse real pela
arte e a literatura ao seu dispor, e muitos dos seus segmentos as fruem por
mero esnobismo, porque este ou aquele autor está na moda, porque dá prestígio
gostar deste ou daquele pintor. Os exemplos que vimos há pouco sobre a
sofreguidão comovente com que os pobres e mesmo analfabetos recebem os bens
culturais mais altos mostram que o que há mesmo é espoliação, privação de bens
espirituais que fazem falta e deveriam estar ao alcance como um direito.
Portanto, a luta pelos direitos
humanos abrange a luta por um estado de coisas em que todos possam ter acesso
aos diferentes níveis de cultura. A distinção entre cultura popular e cultura
erudita não deve servir para justificar e manter uma separação iníqua, como se
do ponto de vista cultural a sociedade fosse dividida em esferas
incomunicáveis, dando lugar a dois tipos incomunicáveis de fruidores. Uma sociedade
justa pressupõe o respeito dos direitos humanos, e a fruição da arte e da
literatura em todas as modalidades e em todos os níveis é um direito
inalienável.
Fonte: CANDIDO, Antonio. Vários
escritos. 3ª ed.. revista e ampliada. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
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organização: Elfi Kürten Fenske
Fonte: https://www.revistaprosaversoearte.com/o-direito-a-literatura-antonio-candido/
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