Análise da cena do filme “Matrix”



Por: Talita Neves de Souza 

Acadêmica do curso de pedagogia UNESC

 

 

1 – Tendo em vista a cena do filme Matrix indique que comparações podemos estabelecer entre o personagem Neo e as filosofias modernas do racionalismo e empirismo;

R: Entre o personagem Neo e o empirismo podemos estabelecer a comparação tomando como exemplo o início da cena do filme, quando ele diz que não gosta da ideia de não poder controlar a sua vida, certamente esse seu pensamento e entendimento foi adquirido a partir de sua vivência e experiências com o mundo externo, ou seja são reflexos do que ele sentiu em algum momento que ele estava tendo “controle” sobre a sua vida, e que ficaram registradas em sua mente, de que aquilo era bom para si.

E com o racionalismo podemos comparar com a intuição que Neo teve durante toda a sua vida, de que havia alguma coisa errada com o mundo, mas que ele não sabia explicar, é como se fosse a sua essência constituída por conhecimentos verdadeiros quisesse dizer algo, e como disse Morpheu “Você não sabe o que é, mas está ali... como uma farpa em sua mente” faz-se uma relação também com as ideias inatas ditas por René Descartes, que estão em nossa mente, que nascem conosco... mas que somente seriam compreendidas e despertadas, a partir da instrução e do desenvolvimento da inteligência, do uso da razão.

Outro aspecto que me parece interessante também comparar é com o que Descartes fala de a dúvida ser o ponto de partida para a busca do conhecimento e assim foi com Neo que a partir de sua dúvida e questionamento em relação ao mundo, que ele foi atrás de respostas, a fim de conhecer a verdade, procurando Morpheu que o possibilitou que ele atingisse o seu objetivo principal e conhecesse a verdadeira natureza de Matrix.

 

2 – O que aparece mais evidente na declaração de Morpheus de que a Matrix está em todo lugar? Faça uma relação com a condição da vida humana em tempos de novas tecnologias na atualidade;

R: O que aparece mais evidente na declaração de Morpheus de que a Matrix está em todo lugar, é que inclusive é onde eles estavam, pois Morpheus diz que ela estava na sala onde ele e Neo conversavam, ou seja ela é o próprio mundo em que as pessoas projetam em suas mentes, a partir do que elas escutam, visualizam, sentem... que acreditam ser o real e o adequado a ser vivido, o que pode ocasionar uma espécie de bolha, que o impossibilita de conhecer a verdade, de ir além, de abrir novos horizontes, dessa forma sair da Matrix significa se libertar de um mundo ilusório que foi criado pelas pessoas ou imposto à elas.

E diante das novas tecnologias disponíveis na atualidade, os seres humanos infelizmente podem ser facilmente enganados, manipulados... por exemplo: através de uma propaganda na TV que instiga a comprar algo muitas vezes sem necessidade, nas redes sociais onde parece que todas as pessoas possuem uma vida perfeita, um corpo perfeito... o que não é verdade, das Fake News que muitos repassam sem averiguar... isso acaba fazendo com que as pessoas não questionem, duvidem, critiquem... a própria realidade do mundo em que vivem, é como se elas estivessem presas à ele e aceitassem e acreditassem em tudo o que nele está.

3 – Em que sentido pode ser tomado a escolha que Neo teve que fazer entre a pílula azul e a pílula vermelha como uma escolha filosófica ou como escolha própria do “livre-arbítrio”?

R: Podemos tomar a escolha que Neo teve que fazer entre a pílula azul e a vermelha como o de livre-arbítrio, pois Morpheu apenas mostrou as possibilidades, de ele conhecer a verdade ou não, e as consequências de cada escolha, mas caberia a Neo tomar a decisão pela pílula azul que na qual faria ele continuar no mundo em que ele vivia, de conforto, ilusão... ou pela pílula vermelha que faria ele sair da Matrix e conhecer até onde vai a toca do coelho, ou seja a verdadeira realidade que tem seus percalços, problemas...

E como Neo optou pela pílula vermelha também é possível relacionar com a filosofia, e Neo como um filósofo, que questionou o próprio mundo em que vivia e que buscou respostas para a sua dúvida e inquietação e escolheu a verdade e a liberdade, e não de permanecer no mundo de ilusão, de ser enganado e aprisionado pela Matrix.

Comentários