Acontecimentos inesperados











Por: Duane Silva, Lia Rafaela Canto, Maria Regina de Almeida.
( Acadêmicas do curso de pedagogia UNESC)

A Metamorfose é um pequeno livro de autoria do escritor austro-húngaro Franz Kafka. Apesar do texto ter sido feito em 1912 e concluído em apenas 20 dias, ele só foi publicado no ano de 1915. A novela de Franz Kafka e uma das mais importantes de toda a história da literatura. Sem a menor cerimônia, o texto coloca o leitor diante de um caixeiro-viajante, o famoso Gregor Samsa, foi transformado em um inseto. Então, fazendo uma relação dessa história com a história que mundo está vivendo em 2020, temos alguns aspectos a serem levantados. 

Primeiramente estamos passando por um momento de estranhamento por parte de nós seres humanos, pois fomos obrigadas a nos reinventar vivendo em um mundo tão difícil como estamos vivendo hoje em dia, a pandemia veio para nos ensinar coisas que já havíamos esquecidos, como o amor pelo próximo. Ela também nos mostrou coisas que nunca fomos acostumados a fazer, como nos obrigar a não sair de casa, não termos contato com pessoas que amamos, além de termos que usar máscaras o tempo todo, e por último e não menos importante, tivemos que criar um hábito que muitos haviam esquecidos, o habito de lavar as mãos, portanto, foi uma grande adaptação, se acostumar a não poder chegar perto das pessoas, a não poder ir em alguns lugares. Assim como no livro quando o personagem se transforma e não pode mais sair. O livro só vem nos mostrando relações entre a época em que foi escrito e os dias de hoje, pois o personagem principal precisa fazer adaptações para conseguir sobreviver, e isso é exatamente o que estamos vivendo, nos adaptando todos os dias a esse novo mundo. 

Fazendo uma relação com o filosofo Sócrates, ele nos diz: “para os socráticos, os homens fariam melhor se investigassem a si mesmos” lendo isso, podemos relacionar a fala dele com a nossa situação atual, onde as pessoas deviam olhar para o próprio ser que estão sendo durante essa quarentena, pensar mais sobre o fato de desrespeitar o vírus, o fato de não pensar em outros seres humanos, e simplesmente saírem sem máscaras, não cumprirem o isolamento social, os homens deveriam olhar mais dentro de si, pensar mais em fazer coisas boas ao próximo e principalmente fazer sua parte nessa sociedade não difícil que estamos vivendo. Para finalizar, gostaria de colocar mais uma fala de Sócrates, que diz: “ Só sei que nada sei”, pois o mundo está assim, perdido sem saber o que vai acontecer nos próximos dias, meses e anos. Entretanto, só temos uma opção. Fazer nossa parte. 

Comentários