A metamorfose: a transformação de kafka em tempos de pandemia

 



 



Clainá de Sema Rodrigues, Fabiana Zanevan Bortolon,Helena Manfredini Sartor


O texto a seguir abordará uma análise do contexto geral da sociedade que refere a pandemia. É baseado no livro Metamorfose, com os relatos de experiência vivida pelo personagem Gregório Samsa.

Ao observar as informações sobre o quarto e a ocupação de Samsa no trecho, podemos descrever o personagem como uma pessoa simples e humilde, que se sente muito cansada e frustrada devido a dificuldades na vida. O quarto representa uma caixa, a caixa é o contrário e representa a sensação de estar preso, como um inseto em uma caixa. A descrição do novo corpo prova que o adjetivo proeminente é razoável porque representa uma transformação do corpo, que parece maior e tem mais pernas. Ele ficou muito desconfortável quando percebeu essa mudança.

Gregor Samsa é uma das figuras mais famosas da literatura moderna, a história de um homem que acordou em um dia se transformou em uma estrela na história de um inseto é assustador ver que ele não pode continuar seu trabalho diário vendedor de viagens. Narrativa Transformada, o leitor ficou surpreso ao descobrir que essa transformação não faz parte do sonho, mas é certo e verdadeiro. Esta história tocou a fantasia passada de geração em geração faz parte do romance Metamorfose de Franz Kafka é um dos poucos trabalhos publicados pelo escritor em sua vida desde 1915. Ele escreveu em 1912.

A metamorfose é inerentemente inovadora porque História, a perversão de Gregor ocorreu nos primeiros dias, o fato de que deveria ter medo todo mundo na história não assusta ninguém, o resultado não tem nada a ver com reconciliação o protagonista está com problemas. A inovação oficial de Kafka, sua Invertida, configurada com um universo de fantasia e frustrante, não termina em sonho evento, mas reflete o infortúnio da vida moderna, este evento elimina as pessoas que vivem em comunidades e aldeias jogaram-no para o afastamento das grandes cidades, encha o mundo ao seu redor com hostilidade. Com relação a esse isolamento, o trabalho citado mais profundo, porque envolve isolamento que se estende ao ambiente doméstico, como mencionado anteriormente, o princípio será material quente e seguro e locais subjetivos.

A experiência do personagem tem a ver com o momento difícil que as pessoas estão vivenciando, a pandemia. O isolamento está fazendo com que as pessoas fiquem depressivas, ansiosas ou nervosas por conta da pandemia. Esse momento faz lembrar de Platão, com o mito da caverna. As pessoas estão dentro de casa e não podem sair, pois podem se contaminar.

O texto relatou a experiência do personagem Gregório Samsa e as experiências que a sociedade está passando no momento com a pandemia. A reflexão que se pode deixar é que mesmo com o distanciamento social as pessoas podem se comunicar pelas redes sociais, fazendo com que não se sintam muito sozinhas e nem agrave para um comportamento depressivo.

 

*acadêmicas da 2ª fase de Pedagogia Unesc – Atividade realizada na disciplina de Filosofia-prof. Dr. Alex Sander da Silva

 

Referências:

    http://www.posciencialit.letras.ufrj.br/images/Posciencialit/td/2014/Disserta%C3%A7%C3%A3o/Disserta%C3%A7%C3%A3o_Cyntia%20Leandro%20da%20Cruz.pdf;

https://bu.furb.br/sarauEletronico/index.php?option=com_content&task=view&id=137&Itemid=34.

 

Comentários